Duchas e chuveiros

Duchas e chuveiros, o que são?

Primeiramente vamos definir o que são duchas;

Por definição duchas são aparelhos sem resistencia elétrica que utiliza água aquecida por aquecedores a gás, solares e aquecedores elétricos externos. São mais compactas e possuem o jato de agua direcionado, sendo inclusive alguns modelos com o espalhador móvel.

Chuveiro é o aparelho que possui resistência elétrica e aquece a água instantaneamente. São de maior dimensão e possuem jato mais abrangente. Alguns modelos recebem a designação "ombro a ombro" por terem o espalhador grande. Entende-se por espalhador a região por onde sai a agua da ducha ou chuveiro.

Atualmente estas definições se perderam um pouco e ate se fundiram. Os fabricantes lançam produtos onde estas características, dos dois tipos, estão presentes no mesmo aparelho. 

Ducha Multitemperatura

Duchas multitemperaturas são assim chamadas pois são os modelos que possuem um seletor de temperatura onde pode-se ajustar a mesma entre 3 a 8 variações. Atualmente os modelos mais vendidos são duchas que possuem 4 temperaturas (frio, morno, quente e super quente). Na sua grande maioria há necessidade de fechar a agua para mudar a temperatura por motivo de segurança.

Ducha Eletrônica

Duchas eletrônicas são assim chamadas pois possuem um controle de temperatura eletrônico podendo obter, em alguns modelos, ate 16 variações de temperatura. Nas duchas eletrônicas é possivel mudar a temperatura com a ducha ligada, tornando assim o banho mais confortável.

Devido a estas características, em determinadas situações, as duchas eletrônicas se tornam mais economicas que as duchas multitemperaturas. Vejamos este dois casos: Em dias muito quentes, onde a temperatura fria e a temperatura morna das duchas multitemperaturas não são confortáveis. Na maioria dos casos, o usuario tende a usar a temperatura morna que gira em torno de 2000W. As duchas eletrônicas possuem níveis de temperatura entre estes dois pontos tornado assim o banho mais confortável e nível de potencia menor que vai de 0 a 2000W. Lembrando que quanto menor a potência menor o consumo de energia.

Uma outra situação em que as duchas eletrônicas são mais econômicas, é nos dias não muito frios, onde a potência média e a máxima também são desconfortáveis. Neste caso também, o usuário tende a manter na potência máxima. Nas duchas eletrônicas, há varios níveis de potência entre este dois pontos. Assim o usuário pode escolher um nível confortável de potencia menor que a máxima resultando assim em economia de energia. Claro que neste tipo de comparação devemos considerar dois modelos de duchas com potência nominal igual.

Duchas Pressurizadas

Duchas pressurizadas são modelos indicados para residências com baixa pressão de agua, onde a diferença de altura entre a ducha e a caixa d'agua é inferior a 1 metro. São modelos dotados de um pressurizador interno que aumentam a vazão de agua tornando o banho mais confortável. 

Há um grande receio por parte de alguns consumidores, pois acreditam que as duchas pressurizadas vão aumentar muito o consumo de energia. Isso é um grande engano pois estes pressurizadores internos são de baixa potência e o consumo adicional de energia é imperceptível.

As duchas pressurizadas alcançam um maior nível de durabilidade quando comparada aos modelos comuns, pois aumentando a vazão de agua há menor incidencia de queima de resistencias porque as mesmas mantem-se numa temperatura menos crítica pois são resfriadas pela agua que passa por ela.

Duchas Híbridas

Duchas híbridas são modelos indicados para uso em sistemas de aquecimento a gás ou solar. Nestes sistemas, a agua que permanece na tubulação entre o reservatório de agua e a ducha de banho se esfria. Ao abrir a ducha há necessidade de esperar a agua quente que esta no reservatório ou passando pelo aquecedor a gás, chegar ate a ducha ocorrendo assim desperdício de agua item tão precioso hoje em dia. 

As duchas híbridas possuem uma resistencia interna que ao se ligar a ducha, aquece a agua instantaneamente eliminando assim o desperdício. Nelas há um sensor que ao detectar a chegada da agua aquecida proveniente do sistema de aquecimento solar ou a gas, desliga a resistência e assim o banho se dá utilizando somente a agua destes sistemas.

Pressurizadores

Pressurizadores são aparelhos elétricos que tem por finalidade aumentar a vazão de agua nas duchas e chuveiros em locais onde a pressão é baixa, normalmente inferior a 1m.c.a. (metro de coluna de agua).

São acoplados nas duchas e chuveiros, se adequam a qualquer marca ou modelo desde que sejam os que usam cano. São de baixa potência elétrica e portanto consomem pouca energia elétrica. 

×